Projeto Vida Aprendiz
Projeto Vida Aprendiz

O Projeto Vida Aprendiz surgiu da iniciativa do Governo do Estado em proporcionar de forma efetiva condições de acesso à profissionalização para os adolescentes do sistema socioeducativo e egressos das unidades de internação e semiliberdade da FUNASE. A base legal do Projeto fundamenta-se Estatuto da Criança e do Adolescente, no Decreto Estadual nº 41.695/2015, no Artigo 429 da Lei da Aprendizagem, no Artigo 227 da Constituição Federal, na Lei nº 12.594/2012 que institui e regulamenta o Sistema Nacional Socioeducativo, e nos termos da Lei Federal 10.097/2000
A finalidade principal deste Projeto é oferecer a oportunidade de profissionalização à adolescentes com idade entre 14 (quatorze) a 22 (vinte e dois) anos, nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e nas empresas privadas.
Em 2016, o Projeto viveu seus primeiros 5 ( cinco meses) de atuação, obteve adesão dos jovens, também dentro dos equipamentos da FUNASE e principalmente junto aos equipamentos que executam as medidas socioeducativas em meio aberto, Centro de Referencia Especializada da Assistência Social – CREAS.
Nesse sentido, alcançou o cumprimento da meta em 172% (cento e setenta e dois por cento), chegando a ter 170 atendimentos e inserção como aprendizes de 49 jovens. Deste total, houve articulação para 181 encaminhamentos à Rede Socioassistencial – engajamento e acompanhamento em educação e profissional; 49 adolescentes/jovens foram contemplados em atividades de trabalho e também receberam acompanhamento pela equipe técnica; 02 voltaram a cometer atos infracionais; e nenhuma vítima de CVLI. Conforme dados abaixo.
Projeto Vida Aprendiz
INDICADORES DE RESULTADOS | META | REALIZADO |
Inserção de Jovens no Projeto | 100 | 172 |
Atendimentos (individual, grupos, oficinas e visitas). | 70 | 170 |
Jovens inseridos nas Empresas/Instituições públicas como Aprendizes | 50 | 49 |
Estabelecimento de Parcerias (órgãos públicos e privados) | 20 | 25 |
Reincidência (socioeducativo ou penitenciário) | – | 02 |
Vítimas de CVLI | – | 0 |
Mesmo com o resultado ainda recente, apenas 5 meses de atuação tem sido possível a verificação qualitativa de sua importância, bem como à sua inclusão como meta prioritária no Programa de Governo do estado, em dezembro do corrente ano.
Oficinas realizadas no Projeto
LOCAL | TIPO DE OFICINA | PÚBLICO |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Apresentação para Equipe Técnica | Coordenadores dos Casem |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Apresentação para Equipe Técnica | Técnicos dos Creas Recife |
Creas Cabo | Oficina Seleção Complexo Suape | Jovens |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina seleção Ministério Público | Jovens |
Case Cabo | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Espinheiro |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Cordeiro |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Ana Vasconcelos |
Casem Harmonia | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica |
Casem Rosarinho | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Afogados |
Creas Cabo | Oficina Postura Profissional | Jovens Creas Ipojuca e Cabo |
Case Cabo | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Case cabo |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Espinheiro |
Creas Ana Vasconcelos | Apresentação para Equipe Técnica | Coordenadores e Técnicos dos Creas Recife |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Ana Vasconcelos |
Case Santa Luzia | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina Postura Profissional | Jovens Creas Espinheiro e Cordeiro |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Paulista |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção Compesa – Olinda | Jovens |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Casem Rosarinho |
Casem Areias | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Ana Vasconcelos |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Espinheiro |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção AMPPE | Jovens |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Afogados / Paulista |
Case Santa Luzia | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Case Santa Luzia |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Creas Afogados |
Casem Areias | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Casem Areias |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Casem Rosarinho |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção Lafepe | Jovens |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção Lafepe | Jovens |
Case Jaboatão | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica Case Jaboatão |
Case Jaboatão | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Case Jaboatão |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina Postura Profissional | Jovens Casem Rosarinho |
Creas Pauista | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica Creas Paulista |
Casem Jaboatão | Apresentação para Equipe Técnica | Equipe Técnica casem Jaboatão |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção Compesa | Jovens |
Casem Jaboatão | Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz | Jovens Case Jaboatão |
Sede Projeto Vida Aprendiz | Oficina para Seleção Compesa | Jovens |
Consideração Final
Romper o ciclo de violência e marginalidade a que estão expostos estes adolescentes requer esforço no sentido de identificar habilidades e potencializar competências básicas e específicas e, principalmente, estabelecer parcerias com outras instituições para a inserção desses jovens na sociedade.
Nesta direção, considerando as peculiaridades do público a ser atendido no projeto Vida Aprendiz, torna-se claro que a finalidade premente é de favorecer para o desenvolvimento e a qualificação pessoal e profissional dos adolescentes e jovens, de forma a resgatar a sua autoestima e autonomia cidadã, contribuindo para a redução do índice de reincidência nas trajetórias infracionais.
Na certeza de trocar as lentes e promover uma visão de mundo possível, onde o próprio jovem é potente a acessá-lo, é uma finalidade e um propósito mais amplo que o projeto deseja identificar em seus resultados. De um sonho impossível a um passo real para a sua concretização.