
Vai até o próximo dia 6 de agosto o prazo final para as inscrições no programa Embaixadores da Juventude. O programa é resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O edital do programa está disponível no site www.sdscjpvd.pe.gov.br.
O objetivo do Embaixadores da Juventude é fortalecer capacidades de liderança e ativismo entre a população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O trabalho ocorre por meio de atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
Para participar do programa, serão selecionados 25 jovens, entre 18 e 25 anos, de nacionalidade brasileira, natos ou naturalizados, que tenham tido contato com o Ensino Médio (concluído, cursando ou com matrícula trancada), com renda per capita do grupo familiar de até três salários-mínimos e que residam em Pernambuco.
A iniciativa é resultado de uma parceria viabilizada pelo Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, que envolve, além do Governo de Pernambuco e UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.
Curso de formação
O curso de formação do programa Embaixadores da Juventude será promovido de 14 a 17 de setembro de 2023, das 9h às 17h, no Recife (PE), contando com cinco módulos. Por meio deles, os participantes terão a oportunidade de explorar o mundo das relações internacionais e discutir diversos temas, como direitos humanos, erradicação da pobreza e sustentabilidade.